Por que o home care é
essencial para pacientes crônicos?
Para cuidar de quem se ama com a estrutura hospitalar em ambiente familiar.
O home care minimiza a distância dos familiares e também auxilia o paciente a vivenciar, com todo o cuidado especializado, o lar com seu aconchego e conforto.
A advogada especializada em Direito da Saúde Adriana Viana Vieira de Paula Depetris teve trigêmeos e o Murilo, 9 anos, nasceu prematuro e com problemas respiratórios. Além de convulsões ele teve outras intercorrências.
Como as internações eram longas Adriana foi orientada a optar pelo home care, porque além dos cuidados especializados com Murilo, que tem paralisia cerebral, ela estaria na casa com ele e com os outros filhos.
“Hoje, vejo como, fez uma grande diferença de vida para meu filho e para nossa família, ter um home care em casa”, constata Adriana em relação à qualidade da vida familiar.
A Conformed levou a estrutura hospitalar para dentro da casa de Murilo, que mora em Itapetininga, interior de São Paulo. Ele conta com equipe multidisciplinar, além de cuidados médicos e de contar com auxiliares de saúde.
São mais de 20 cidades atendidas pela Conformed em diversas situações. Como nesses casos de doenças crônicas, que persistem por períodos superiores a seis meses.
Homecare pode ser opção para pacientes com diabetes, Alzheimer, hipertensão, doenças degenerativas, doenças autoimunes, etc.
O apoio necessário aos pacientes
De acordo com a enfermeira e sócia da Conformed, Valéria Peres, as doenças crônicas acompanham o indivíduo durante um tempo relativo da sua vida e, em muitos casos não há cura, apenas tratamentos periódicos. “Uma das doenças que temos tido muitos casos é a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença degenerativa, que faz os neurônios se desgastarem ou morrerem e não enviarem mais mandar mensagens aos músculos”.
Valéria explica que os pacientes com ELA precisam de uma assistência integral no domicilio, por precisar de Assistência de Enfermagem 24 horas, com necessidade de visita de Enfermeira semanal para supervisão dos cuidados, e visita dos Multiprofissionais tais como Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, médico, nutricionista, e muitas vezes alguns Religiosos (padre, pastor, capelão) que o paciente e ou a família julgue que proporcionará alivio e apoio ao paciente, e contribuirá para o bem e conforto emocional deste.
A internação domiciliar tenta minimizar os danos emocionais de um paciente que tem uma doença incurável, que muitas vezes causa dor, depressão, dor na alma e nos familiares.
Com mais de 20 anos de experiência na área, Valéria constata em seu dia a dia, no cuidado com os pacientes, a importância do afeto, da presença dos familiares, dos amigos e até de um porta-retrato com a foto escolhida, o contato com o cheiro do cobertor do paciente. Pequenos detalhes ao nosso ver, mas que provocam salutares alegrias.
Outros atendimentos
Além da internação domiciliar também há os serviços de atendimentos domiciliares isolados, dependendo da necessidade do paciente, tais como : Visita Médicas , Fisioterapias Respiratórias e/ou Motora, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicológa.
O home care, como no caso da Conformed, também fazemos procedimentos de Enfermagem tais como, aplicação de Injeções, intramuscular, subcutania, endovenosa, instalação de Soros com vitaminas ou com outro medicamento (fornecem materiais e Medicamentos Hospitalares). Também faz enteroclisma, passagem de sonda vesical, nasoenteral, gástrica, Oxigenioterapia, etc.
Locação de equipamentos
Para quem necessita de móveis específicos para o cuidado com o familiar, a Conformed também faz locações de móveis tipo cama Hospitalar, poltronas, suportes de soro, aspiradores de secreção, Inaladores, Concentradores de Oxigênio, torpedos de Oxigênio com os cateteres e mascaras adequadas para o uso deste, e Bipaps, Capaps de vários modelos.
Compartilhe esse post para que mais pessoas entendam a importância do homecare!
Desenvolvido por:
Fernanda Ikedo
Jornalista e Criadora de Conteúdo
LinkedIn