Oxigenoterapia pode ser feita em domicílio
A oxigenoterapia é um tratamento feito por oxigênio muito usado para tratar doenças do pulmão e do coração. Depende de indicação médica
Pacientes que apresentam queda da oxigenação no sangue arterial e que possam vir a apresentar alterações durante uma atividade de vida diária, como ao subir escadas, tomar banho e até mesmo ao fazer a barba, podem fazer uso de oxigênio em ambiente domicilar.
Assim como, a pessoa que tenha doença pulmonar crônica, idade avançada, ou que teve internação recente, “porém sempre respeitando a saturação periférica de oxigênio, que deverá permanecer entre 92-96%”, pontua a fisioterapeuta Paola de Carvalho Gonçalves, 38.
Esse tratamento deverá ser prescrito pelo médico, porém o fisioterapeuta e o enfermeiro tem total autonomia para administrá-lo.
Uma das pioneiras em home care em Sorocaba e região, a Conformed mantém uma equipe de profissionais da medicina para prestar assistência aos pacientes. Além do atendimento domiciliar, a Conformed também realiza a locação dos equipamentos.
De acordo com a enfermeira e sócia-proprietária, Valéria Peres, “os equipamentos que mais utilizamos, locamos e damos assistência são os CPAPs, BIPAPs, concentradores de oxigênio, ventiladores mecânicos e todos os descartáveis que são necessários para o usos adequado dos equipamentos, dependendo da necessidade do paciente (invasivo quando tem traqueostomia e não invasivo quando o paciente uso os equipamentos por boca ou através no nariz).
A fisioterapeuta Paola explica que o oxigênio deve ser utilizado em pacientes que apresentem baixo nível de oxigenação no sangue arterial. O valor normal varia entre 80 a 100 mmHg, apresentando uma saturação periférica de oxigênio entre 92-96%. “Pacientes em hipoxemia, com oxigenação no sangue abaixo de 60, e com saturação periférica abaixo de 90%, necessitam da suplementação de oxigênio, porém devemos evitar o uso desnecessário, pois pode ser tóxico ao paciente”, afirma.
A oxigenoterapia traz mais conforto ao paciente em relação ao uso do cateter e facilita a convivência por não colocar obstáculos para realizar tarefas básicas, como a alimentação e a fala.
Alguns casos em que a oxigenoterapia pode ser indicada:
- Dificuldades para realizar sozinhos as atividades de vida diária;
- Doença pulmonar crônica
- Pneumonia
- Inúmeras ou recentes internações;
- Idade avançada;
Mais informações, entre em contato: (15) 3357-3282 / (15) 98147-0067.
Compartilhe esse post para que mais pessoas entendam a importância do homecare!
Desenvolvido por:
Fernanda Ikedo
Jornalista e Criadora de Conteúdo
LinkedIn